Banner juvino publicidade

Artigos

Sustentabilidade 31/10/2018 10:55 Fonte: Da Assessoria para o Planeta Folha

Desafios da sustentabilidade nas grandes cidades

Descubra os principais desafios da sustentabilidade nas grandes cidades e como isso interfere na vida das pessoas

A migração acelerada da população da zona rural para as cidades é um fenômeno que vem ocorrendo em várias partes do mundo. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85% da população está em cidades e apenas 15% na zona rural. No Reino Unido, esse número é ainda maior, 90% das pessoas estão nas cidades.

Por conta disso, pesquisadores e autoridades mundiais estão estudando soluções imediatas para tornar as cidades cada vez mais sustentáveis. Tais soluções são fundamentais para garantir a qualidade de vida das pessoas na zona urbana e preservar o meio ambiente para gerações futuras. O reaproveitamento da água da chuva e resíduos sólidos, reciclagem, transporte público alternativo e energia renovável, são algumas características de uma cidade sustentável. 

No Brasil, não se fala tanto em sustentabilidade como na Europa e América do Norte, porém as cidades de Londrina e Curitiba, no Paraná, Extrema e  Minas Gerais e João Pessoa, na Paraíva estão à frente de outras cidades brasileiras. Além disso, o Ceará vai receber a primeira cidade inteligente social do mundo. 

Urbanização sem planejamento 

Os benefícios de planejar uma cidade para que seja sustentável, vai muito mais além do que imaginamos. Pesquisas feitas em 2011 mostram que a urbanização descontrolada é a principal causadora de tragédias no país. 

A pior seca no Nordeste nos últimos 30 anos, o desastre na serra Fluminense e as enchentes destruidoras no Sudeste, estão totalmente ligadas à falta de planejamento nas grandes cidades. 

Para Claudia Garcia, representante da Swiss Re, nos últimos 10 anos, as enchentes e alagamentos correspondem à maior parte dos 34 desastres naturais no Brasil. Além disso, tais tragédias trouxeram quase 3 bilhões de dólares em prejuízos. 

Se olharmos esses números em escala global, ficam ainda maior. Apenas no ano de 2017, o prejuízo com desastres naturais passou dos U$ 330 bilhões. Porém, grande parte desses desastres não está ligada ao aquecimento global, e sim à terremotos e furacões. 

Consequência do uso em excesso de plástico nas cidades 

Cidades sem um planejamento de sustentabilidade geram problemas para além de suas fronteiras. O uso em excesso e a não reciclagem do plástico causam danos irreparáveis no meio ambiente. 

Segundo a ativista da equipe de oceanos do Greenpeace no Reino Unido, Louisa Casson, nas últimas 6 décadas a população mundial produziu tanto lixo quanto 1 bilhão de elefantes. “Cidades sem um sistema adequado para gerenciar os resíduos plásticos contribuem para a poluição dos oceanos e por consequência, a vida nela” continuou. 

No estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), indicou que apenas 9% dos 400 milhões de toneladas de plásticos produzidos por ano são reciclados. A pesquisa ainda mostrou que grande parte desses resíduos são depositados em aterros ou jogados no meio ambiente. 

Para o jornalista, cineasta e apresentador de televisão Craig Lesoon, o plástico é formidável por ser durável, e é terrível por ser durável. "Até 2050, a população mundial alcançará 10 bilhões de pessoas, e provavelmente a produção de plástico triplique até lá" disse. 

3 Cidades Mais Sustentáveis do Mundo 

Buscando fugir dos diversos problemas ligados à baixa sustentabilidade, muitos municípios se empenham em melhorar suas condições sustentáveis. Confira a seguir 3 das cidades mais sustentáveis do mundo: 

Copenhagen - Com uma população de 55 mil habitantes a capital da Dinamarca é um exemplo de cidade sustentável. Com investimento de US$ 400 milhões, a cidade tem hoje 400 km em ciclovias, e o resultado é que metade da população vai de bicicleta para o trabalho. Além disso, Copenhagen já foi eleita três vezes como a cidade mais habitável do mundo. 

São Francisco - A cidade conhecida como um centro tecnológico é também umas das mais sustentáveis. Com um programa de desperdício zero, a cidade hoje consegue reaproveitar 80% de todo lixo, e a meta é que chegue a 100% até no ano de 2025. Outras condições que fazem de São Francisco uma líder em sustentabilidade, é o uso de energia limpa e o transporte público sustentável. 

Vancouver - Com uma população de 631 mil pessoas, Vancouver tem uma proposta ousada: trocar toda energia consumida na cidade por fontes renováveis até o ano de 2025. Além disso, Vancouver lançou em 2012 o plano da cidade mais verde, no qual estabeleceu 10 metas a serem cumpridas até 2020. Uma dessas metas é dobrar os empregos ecológicos. 

ONU quer saber opinião dos brasileiros sobre a vida nas cidades 

Com intuito de saber se as cidades brasileiras estão no caminho para se tornarem sustentáveis, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma pesquisa pública para descobrir a opinião dos cidadãos brasileiros à respeito das cidades onde vivem. A pesquisa online tem 29 questões de múltipla escolha, e os temas abordados são: saneamento básico e transporte público. 

As questões levam o participante a fazer uma comparação entre o quadro atual e o de dois anos atrás. Desta maneira, essa pesquisa leva o cidadão a refletir se houve alguma evolução significativa em curto prazo. Depois de concluída as 29 questões, é possível ver a posição de sua cidade em relação às outras. 

A Pesquisa ONU Cidades Sustentáveis fica no ar até o dia 24 de dezembro e leva apenas 3 minutos para ser respondida.


Veja também sobre Sustentabilidade
Cargando...

Informações de contato

Planeta Folha

(69) 9842-96737

atendimento@planetafolha.com.br

2016 - 2018: Planeta Folha é uma publicação de Planeta Folha - ME. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização por escrita da direção, mesmo citando a fonte. Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As pessoas citadas nos conteúdos têm direito de resposta garantida. Dúvidas entre em contato! ou fale diretamente com nossa redação - (Fale conosco pelo WhatsApp)
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo